Veja Também

Veja Também

QUINTA-FEIRA 16/12/2010

(1) RESUMO:

Maioria dos mercados de ações na Ásia fecharam em queda nesta quinta-feira, com preocupações com a possibilidade de rebaixamento da dívida do governo espanhol pela Moody's Investors Service, devido à alta demanda do país por seus problemas de refinanciamento e a dificuldade de satisfazer as suas necessidades de empréstimos no próximo ano. Em Sydney, a Virgin Blue avançou 7,1% após a fiscalização da Austrália, homologou a proposta de aliança com a Air New Zealand, revertendo uma decisão anterior de bloquear o negócio. Um acordo proposto entre a Virgem e a Etihad Airways, de Abu Dhabi , também foi concedida a aprovação pela Comissão Australiana de Competição e Consumo. Em Wellington, a Air New Zealand avançou 2,0%. O clima em Sydney, foi ofuscado pela elevada aversão ao risco nos mercados globais, que afetou ações do setor bancário e commodities. ANZ caiu 0,3%, enquanto a Rio Tinto teve queda de 0,1%. Na Coreia, as ações das filiais do Grupo Hyundai dispararam com o revés na proposta do grupo para adquirir o controle acionário da Hyundai Engineering & Construction, devido um documento inadequado apresentado pelo conglomerado para financiar o negócio. Hyundai Merchant Marine subiu 7,5% e a Hyundai Elevador avançou 9,5%, enquanto Hyundai Engineering adicionou 3,6%. Korea Gas Corp adicionou 0,2% em meio a uma confusão na assinatura de um contrato de 20 anos para comprar 3,5 milhão de toneladas anuais de gás natural liquefeito do projeto Gladstone GNL da Austrália, a partir de 2015. O governo da Coreia disse que o acordo tinha sido assinado e a Coreia Gas Corp acrescentou que concordou em comprar 15% do projeto de GNL Gladstone, mas o operador do projeto disse em um comunicado que as partes "ainda não chegaram a um acordo definitivo", levando à volatilidade na negociação de suas ações em Sydney. Europa abriu em alta.

CHINA: As ações da China continuou a refletir as preocupações persistentes sobre novas medidas de aperto de Pequim após decisões políticas que elevou as reservas bancárias obrigatórias pela sexta vez no ano para conter o crescimento do crédito e conter a crescente inflação. A força entre ações de consumo e de aço, compensou as quedas nas empresas financeiras. Zhejiang Hangxiao Steel Structure subiu 9,7%, enquanto a China Everbright Bank caiu 0,5% e Western Mining teve baixa de 1,6%. A agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou nesta quinta-feira que elevou os ratings soberanos da China de "A+" para "AA-" e de Hong Kong, de "AA-" para "AAA" - o nível mais alto. De acordo com a agência, a elevação da nota atribuída à dívida chinesa "reflete uma revisão positiva pela S&P dos riscos macroeconômicos e financeiros", disse um analista. A nota reflete ainda o "modesto" endividamento chinês, bem como o forte posicionamento em ativos externos. Também foi levado em consideração a "excepcional" previsão de crescimento, porém a perspectiva para o rating foi posicionada em estável.

JAPÃO: As bolsas em Tóquio permaneceram instáveis com ganhos para alguns exportadores devido a fraqueza do iene frente ao dólar compensando parcialmente as preocupações com as dívidas da zona do euro. Os exportadores tiveram fechamentos mistos, com a Sony caindo 0,6%, a Toyota Motor subindo 0,1%, enquanto a Honda Motor avançou 1,4% e Canon caiu 1,3%. Ações de Imóveis e bancos subiram depois que o Banco do Japão anunciar na quarta-feira que compraram Y14.2 bilhões de fundos negociados em bolsa, em seu programa de compra de ativos, como parte do seu programa de flexibilização da política monetária. O BOJ está comprando ETFs e títulos imobiliários. Mitsubishi UFJ Financial Group subiu 1,6%, enquanto a Mitsui Fudosan subiu 0,8% e Mitsubishi Estate subiu 1,2%. Aozora Bank avançou 8,5% após o Goldman Sachs iniciar cobertura com uma classificação de Compra.

EUROPA: Mercados na Europa em alta. O índice Stoxx 600 sobe, com alta nas ações de bancos e com o setor farmacêutico estendendo os ganhos da sessão anterior. Líderes da UE se reunirão nos próximos dois dias para discutir sobre crise da dívida soberana, incluindo a criação de um mecanismo de resolução de crises permanentes e aumentar o fundo atual de resgate. IBEX 35 cai com o Banco Santander perdendo 1% e BBVA caindo 1,1%. A cadeia de moda Inditex perde 1,6% depois de ter sido rebaixado de comprar para aguardar pela Société Générale. O PSI 20 regista queda em Portugal e o FTSE MIB na Itália também também apresenta comportamento negativo. Entre os principais mercados da região, o índice FTSE 100, o CAC francês e o alemão DAX 30 sobem. A gigante do petróleo BP apresenta uma das maiores quedas. As ações caem 2,8% em Londres depois que o governo dos EUA entrou com uma ação civil contra ela e outras oito empresas, alegando negligência nos procedimentos de segurança, o que levou ao derramamento de petróleo no Golfo do México no início deste ano. Outras empresas do setor de petróleo sobem. BG Group ganham 0,8% após informar as operações de perfuração na costa brasileira fôra bem sucedida. Os bancos caem. BNP Paribas perde 0,9% em Paris e ING Group cai 1,1% em Amsterdã. Ações do setor farmacêutico estendem os ganhos da sessão anterior. Novartis sobe, depois de concordar em adquirir participação remanescente na Alcon Inc. Ações da GlaxoSmithKline também sobem. Volumes de vendas no varejo britânico subiram 0,3% em novembro e 1,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Economistas previam um aumento mensal de 0,4% e um aumento de 0,7% ano-a-ano. A atividade do setor privado na zona do euro cresceu em um ritmo mais lento do que o esperado em dezembro. O índice PMI caiu para 55,0 em dezembro, ante 55,5 em novembro. Economistas previam que o índice se manteria em dezembro. Uma leitura de mais de 50 sinais de uma expansão na atividade, enquanto que uma leitura de menos de 50 dá sinais de contração. O PMI de manufatura da região subiu para a máxima de oito meses para 56,8, em comparação de 55,3 em novembro, enquanto o PMI de serviços caiu de 55,4 para 53,7.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

- BRASIL: Ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decidiu pelo aumento da taxa básica de juros (Selic) para 10,25% ao ano.

- EUA
11h30 - Initial Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego).
11h30 - Current Account (dados da conta corrente norte-americana do terceiro trimestre).
11h30 - Housing Starts (número de casas que começaram a ser construídas) e Building Permits (autorizações para a construção de imóveis foram concedidas), ambos de novembro.
13h00 - Philadelphia Fed Index de dezembro (mede a atividade industrial no estado).

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Trade Balance (mede a diferença de valor entre as mercadorias exportadas e importadas (exportações menos importações).
ALEMANHA: German Ifo Business Climate (estudos com 7000 empresas, entre elas indústrias, construtores, atacadistas e varejistas da Alemanha para determinar o sentimento dos negócios e as condições na zona euro).
EUA: Quadruple Witching (vencimento simultâneo de contratos futuros de índices acionários, contratos futuros de ações, opções sobre índices e opções sobre ações). O nome do dia é em referência aos quatro vencimentos e às bruxas. Segundo os analistas é um dia historicamente mais volátil, especialmente nas últimas horas de negociação. Investidores que precisam encerrar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço, levando as cotações a oscilarem erraticamente. O Quadruple Witching ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de março, Junho, Setembro e Dezembro) e às 13h00 - Leading Indicators (o relatório compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção).

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (8h10):

ÁSIA
Austrália: +0,32%
Nikkei: +0,01%
Hong Kong: -1,33%
Xangai Composite: -0,46%

EUROPA
London - FTSE: +,29%
Paris Cac 40: +0,29%
Netherlands: +0,26%
Frankfurt - Dax: +0,19%
Madrid IBEX: +0,12%
Zurich: -0,06%
Milão Mib: -0,42%
Moscow: -0,65%

PETRÓLEO
BRENT: -0,15%
WTI: -0,31%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: -0,87%
NIQUEL: -0,35%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: +0,06%
S&P: +0,10%
NASDAQ: +0,16%

ATENÇÃO: Atenção para os dados americanso, em especial ao relatório semanal de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos e para o índice de atividade manufatureira do Fed de Philadelphia. Por aqui, o destaque fica com a ata do Copom (Comitê de Política Monetária), que deve dar mais sinais sobre um possível aperto monetário.

PEDIDO DE DESCULPAS: Peço desculpas aos amigos pelo horário em que a Resenha está sendo postado, pois estou tendo problemas de saúde na família. Abraços a todos.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário