Veja Também

Veja Também

SEGUNDA-FEIRA 13/12/2010

(1) RESUMO:

Mercado de ações na Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, com o mercado de Sydney apoiado por ganhos de ações do setor bancário, depois que o governo trabalhista da Austrália anunciou que vai nomear um regulador para regular as taxas dos empréstimos bancários e não implementará quaisquer medidas punitivas que possa prejudicar diretamente os grandes bancos. Commodities também fecharam em alta, apesar de preocupações com o aumento das pressões inflacionárias na China. O mercado sul-coreano subiu com ações bancárias e de corretoras com esperanças de boas margens líquidas de juros no próximo ano. KB Financial teve alta de 1,2% e Shinhan Financial foi 1,6% maior, enquanto as techs tiveram queda. Samsung Electronics caiu 0,8%, enquanto a LG Electronics perdeu 1,7%. Ambos ganharam mais de 11% neste mês. Hana Financial caiu 0,1% depois que a empresa anunciou seus planos para aumentar capital na ordem de KRW1.2 trilhão, para ajudar a financiar aquisição da participação de 51% no Korea Exchange Bank, por KRW4.69 trilhões. Europa abriu em alta..

CHINA: Máquinas e empresas de energia levaram os mercados da China a um rali de alívio, depois de Pequim anunciar nesta sexta-feira que irá aumentar a taxa de reservas obrigatórias dos bancos em 0.50 pontos percentuais a partir de 20 de dezembro, com forma de aliviar as pressões inflacionárias. Essas medidas vieram antes do anúncio dos dados de inflação de novembro, dados esses que mostra entre elas, um aumento de 5,1% no ano - o crescimento mais rápido em dois anos -, mas Pequim evitou anunciar mais medidas de aumento nas taxas de juro como alguns especularam. O governo também disse que iria assegurar o desenvolvimento econômico para o próximo ano, após reunião de três dias na central economic work conference, uma reunião de alto nível para tomada de decisões política-econômica. Em Pequim, o Xangai China Composite fechou em forte alta, com destaque para a Offshore Oil Engineering teve alta de 8,2%, enquanto CSR Corp foi 3,0% maior. Ações em Hong Kong também avançaram com índice Hang Seng, Hang Seng China Enterprises fechando no azul. Os ganhos em Hong Kong foram foram alicerçadas pela China Petroleum & Chemical Corp, Sinopec subindo 3,3% e Sino Land avançando 2,4%, enquanto a Cathay Pacific Airways subiram 2,9%. Os bancos tiveram alta relativamente modesta após medidas do Banco Popular da China na sexta-feira, medida essa, menos dura do que o esperado por muitos. Industrial & Commercial Bank of China subiu 0,9% e China Construction Bank adicionou 0,6%.

JAPÃO: Índice acionário do Japão tiveram seus ganhos da manhã aparadas com a persistente sensação de que o mercado pode ter o superaquecimento da demanda limitada, onde as ações japonesas provavelmente permanecerá em compasso de espera por algum tempo. Vinte e três dos 33 subíndices Topix fecharam em alta. Os exportadores fecharam sem definição, com Elpida Memory em queda de 1,1% e Nikon perdendo 2,3%, mas a fabricante de aço Kobe Steel subiu 1%. Nippon Steel subiu 1,7% e JFE Holdings adicionou 2,9%, após o JP Morgan atualizar ambas as unidades de neutro para overweight, citando recuperação do mercado. NTT caiu 1,4% após relatório no final de semana de que o governo vai chamar a empresa para reduzir pela metade as taxas de acesso aos seus serviços de fibra óptica até 2015.

EUROPA: Bolsas europeias abriram em alta nesta segunda-feira, seguindo o desempenho forte dos mercados asiáticos. O Stoxx Europe 600 sobe. Entre os principais índices, o CAC 40 da França, DAX 30 da Alemanha, e o FTSE 100 do Reino Unido mantém alta. Destaque para os setores bancário e de mineração. As ações do Royal Bank of Scotland sobe 0,8% em Londres e Credit Agricole ganham 1% em Paris. Entre as mineradoras, as ações da Kazakhmys sobem 2,2% e AngloAmerican mantém alta de 1,6%. No Reino Unido destaque para a Wellstream Holdings subindo 5% após o Financial Times noticiar que a General Electric está próximo de um acordo para comprar a empresa britânica de serviços de petróleo por 800 milhões de libras (US $ 1,3 bilhão). No setor de bens de consumo, a Reckitt Benckiser disse que concordou em comprar a empresa farmacêutica indiana Paras Pharmaceuticals por cerca de £ 460 milhões. Ações da Reckitt sobem 1,1% em Londres. Na Suécia, a Assa Abloy anunciou acordo para comprar 63,6% de participação da Cardo po cerca de 11,3 bilhões de coroas suecas ($ 1.6 bilhões). Rhodia sobe 4% depois que o Credit Suisse iniciou cobertura (outperform) para a empresa de produtos químicos.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

EUA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.


AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Industrial Production (números da produção industrial na Zona do Euro) e o ZEW Economic Sentiment(sentimento econômico do investidor institucional na Zona do Euro).
ALEMANHA: German ZEW Economic Sentiment (sentimento no longo prazo do investidor institucional na Alemanha).
REINO UNIDO: Consumer Price Index - CPI (indicador mensal da inflação ao consumidor britânico), Core CPI (mede a evolução dos preços de bens e serviços, excluindo alimentos e energia), o DCLG HPI (O Department for Communities and Local Government (DCLG) Home Price Index mede a variação no preço de venda das casas) e o RPI - Retail Price Index (mede a evolução dos preços de bens e serviços adquiridos pelos consumidores para fins de consumo. Ela inclui os custos de habitação (O CPI não).
EUA: 1h30 - PPI (Producer Price Index) e de seu núcleo (preços praticados por produtores), 11h30 - Retail Sales (mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços e o Retail Sales ex-auto (ignora as vendas de automóveis), 13h00 - Business Inventories (nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo) e às 18h15 - Reunião do Fed, que decidirá o juro básico norte-americano, atualmente na faixa entre 0% e 0,25% ao ano.

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h50):

ÁSIA
Austrália: +0,23%
Nikkei: +0,80%
Hong Kong: +0,67%
Xangai Composite: +2,88%

EUROPA
London - FTSE: +0,71%
Paris Cac 40: +0,64%
Netherlands: +0,51%
Frankfurt - Dax: +0,35%
Madrid IBEX: +0,40%
Zurich: +0,37%
Milão Mib: +0,92%
Moscow: +1,22%

PETRÓLEO
BRENT: +0,95%
WTI: +0,79%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +1,22%
NIQUEL: +1,06%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: +0,01%
S&P: +0,02%
NASDAQ: +0,01%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: BC lança nesta segunda-feira as novas cédulas de R$ 50 e R$100.
Cédulas atuais continuarão valendo até serem retiradas de circulação.
Novas notas custam cerca de 25% a mais do que os modelos antigos.

ATENÇÃO: O mercado foi surpreendido pela ausência de medidas mais duras da política monetária chinesa para o combate do aumento de preços, o que gerou entusiasmo na Ásia e mantém boas expectativas para nosso pregão, que fechou a semana passada em queda.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário