Veja Também

Veja Também

TERÇA-FEIRA 21/12/2010

(1) RESUMO:

Bolsas da Ásia fecharam em alta nesta terça-feira, com os mercados de Seul e Tóquio em ascensão, diante o esfriamento das tensões na península coreana. Muitos investidores ficaram aliviados que os testes de artilharia sul-coreano realizado segunda-feira não provocou uma resposta militar de Pyongyang. Em Seul, predominou no mercado, o sentimento por expectativas de ganhos adicionais no próximo ano. Hynix Semiconductor subiu 0,8% e LG Display teve alta de 1,1%. Hyundai Merchant Marine subiu 1,8% em meio a notícias na segunda-feira que a proposta do Grupo de comprar o controle acionário da Hyundai Engineering & Construction tinha sido desmantelada pelos credores da empresa de construção, preocupados com os encargos financeiros que a oferta trilhões KRW5.51 iria impor sobre o Grupo e suas filiais. Hyundai Engineering avançou 4,6%. As ações australianas tiveram desempenho superior, liderada por ações das commodities. BHP Billiton subiram 1,4% e a Rio Tinto adicionou 1,5%, enquanto ações do setor bancário também foram superiores com ANZ Bank aumentando 1,8% e Westpac Bank adicionando 0,5%. Lend Lease subiu 5,7% depois que a empresa disse que concordou em comprar a Valemus Austrália da alemão Bilfinger Berger por US $ 960 milhões. Lend Lease espera que a compra aumente cerca de 15% de seu lucro por ação no exercício a ser encerrado em 30 de junho de 2012. Contrariando o mercado, Energy Resources caiu 9,0% depois que a mineradora diminuiu suas reservas de urânio e anunciou uma previsão de queda acentuada no lucro devido a diminuição do volume de produção causados pela queda do teor do minério. Europa abriu em alta.

CHINA: Mercado chinês recuperou das quedas da véspera. As ações em Hong Kong se recuperaram com setor bancário e commodities aumentando o apetite por riscos depois do alívio das tensões na península coreana e com os ganhos em Wall Street durante a noite. O referencial Hang Seng Index e o Hang Seng China Enterprises subiam. Ações da Aluminum Corp of China subiu 1,2% e a PetroChina com alta de 0,8%, Bank of Communications com alta de 1% e Bank of East Asia subiu 1,2%. China Unicom de Hong Kong caiu 2,8% depois de reportar um aumento inexpressivo de assinantes em novembro. Xangai China Composite Index também teve desempenho superior. Produtores de carvão na China com expectativas para vendas robustas com a demanda aumentada com a temporada de inverno mais rigorosa. China Coal subiu 3,1% e Datong Coal ganhou 1,5%. O maior produtor de carvão do país, a China Shenhua Energy subiu 5,2% em Xangai e 4,8% em Hong Kong depois que a companhia disse que vai comprar CNY8.7 bilhões em ativos de sua empresa-mãe. Em Taiwan, as ações relacionadas com o turismo estavam na expectativa de que a cota diária de turistas chineses em Taiwan seriam aumentadas durante a sexta rodada de conversações com a China a partir de hoje. China e Taiwan iniciaram um dia de conversações na terça-feira em Taipé, coroando um ano de progressos sem precedentes entre os dois antigos rivais. China Airlines subiu 0,4% e Leofoo Development ganharam 0,5%.

JAPÃO: O arrefecimento das tensões na península coreana animou a bolsa de Tóquio, onde os investidores agora focam na recuperação da economia dos EUA no próximo ano, com os investidores em busca de pistas sobre os dados de consumo dos EUA, como despesas de habitação e outros dados que deve sair nesta semana. Exportadores como a Sony subiu 2,4%, Canon teve alta de 1,7% e a Toyota subiu 0,8%. Fuji Heavy subiu 0,5% em um relatório de uma possível parceria com a montadora chinesa Chery Automobile para construir em conjunto, uma fábrica na China. O BoJ (Bank of Japan) manteve a taxa básica de juros entre 0% e 0,1% nesta terça-feira, além de anunciar que iniciou as operações referentes ao programa de compra de ativos, já anunciadas anteriormente.

EUROPA: As bolsas européias subem pela segunda sessão consecutiva nesta terça-feira, apesar dos investidores preocupados com o possível rebaixamento dos créditos de Portugal. O índice Stoxx 600 sobe no pregão matinal. Em Lisboa, o índice PSI 20 avança, apesar da Moody's Investors Service colocar a classificação dos títulos do governo de Portugal em revisão para possível rebaixamento. A agência apontou incertezas sobre a vitalidade econômica de longo prazo da nação e preocupações sobre sua capacidade de acessar os mercados de capitais a um preço sustentável. Outros mercados periféricos também ganham, com o IBEX 35 da Espanha e FTSE MIB da Itália, também aumentando em torno de 0,9%. Entre os principais mercados da Europa, o índice FTSE 100, sobe com alta, liderada por ações da Barclays que ganha 2,1% e Royal Bank of Scotland que sobe cerca de 2%. As mineradoras também apoiam o valor de referência, com Fresnillo subindo 2,7%. A fabricante de motores Rolls-Royce sobem 1,7%, ganhando depois que Citigroup atualizou o rating da empresa de aguarda para comprar, citando fraco desempenho recente da empresa, em consequência de um incidente do motor. Na França, o índice CAC 40 sobem com a montadora Peugeot ganhando 0,7%. DAX 30 da Alemanha sobe. Destaque para as ações da siderúrgica ThyssenKrupp num rali de 2,3%.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

- EUA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos importantes.


AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos importantes.
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos importantes.
REINO UNIDO: Minuta da Reunião de Política Monetária do BoE - Divulgação da ata da reunião de política monetária em que manteve a taxa básica de juros em 0,50%, Gross Domestic Product do 3º Trimestre (Estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido).
EUA: 11h30 - Terceira prévia do PIB e de seu deflator, todos baseados no terceiro trimestre, 13h00 - Existing Home Sales (mede as vendas de casas usadas no país), 13h30 - Estoques de Petróleo norte-americano.


(3) ÍNDICES MUNDIAIS (8h10):

ÁSIA
Austrália: +0,69%
Nikkei: +1,51%
Hong Kong: +1,55%
Xangai Composite: +1,79%

EUROPA
London - FTSE: +0,74%
Paris Cac 40: +0,65%
Netherlands: +0,72%
Frankfurt - Dax: +0,54%
Madrid IBEX: +1,13%
Zurich: +0,46%
Milão Mib: +0,89%
Moscow: +0,60%

PETRÓLEO
BRENT: +0,37%
WTI: +1,00%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +1,29%
NIQUEL: -0,44%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: +0,33%
S&P: +0,36%
NASDAQ: +0,29%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: Moody's diz que corte de Portugal pode vir em alguns meses.

ATENÇÃO: Com a proximidade dos feriados de final de ano, o Ibovespa poderá apresentar redução de volume, num pregão onde não são esperadas dados de referências nem no front externo nem no interno.


Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário