Veja Também

Veja Também

SEGUNDA-FEIRA 20/12/2010

(1) RESUMO:

Maioria dos mercados de ações na Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira, devido preocupações com o início das manobras militares da Coreia do Sul, na fronteira do Mar Amarelo, bem em frente à ilha de Yeonpyeong, provocando temores de uma possível retaliação da Coreia do Norte. A Samsung Electronics caiu 0,8%, HYNIC Semiconductor perdeu 2,7% e a LG Electronics teve queda de 2,1%. Ações da construção naval tiveram alta: Samsung Heavy Industries subiu 4,2% e Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering adicionou 1,3%, enquanto as financeiras também recuperaram as perdas com o KB Financial aumentando 0,8% e Woori Finance adicionando 3,5%. As ações em Sydney fecharam em queda. BHP Billiton avançou 0,3% e Rio Tinto adicionou 0,6%. Santos subiu 5,0% após a companhia anunciar que levantou US$ 500 milhões num aumento de capital lançada depois que assinou um contrato de exploração de gás natural liquefeito com a Korea Gas Corp e concordou em vender 15% participação em seu projeto na LNG Gladstone para Korea Gas e a francesa Total por A$ 665 milhões. Bancos sem direção definida, com a CBA subindo 0,5%, ANZ em baixa de 0,6% e Westpac com alta de 1,0%. O euro manteve-se sob a pressão como preocupações sobre a crise da dívida da Europa. A moeda única foi prejudicada pelo rebaixamento da Irlanda para Baa1 de Aa2 na sexta-feira pela Moody's Investors Service, dizendo que a força financeira do governo poderia deteriorar-se devido às pressões de seus bancos em dificuldades e por causa do crescimento mais lento do que o esperado. O clima era ainda reforçado pelo alerta do Fundo Monetário Internacional para uma ameaça "significativa" de contágio da Irlanda. Europa abriu em queda.

CHINA: As ações da China fecharam em baixa após modestos ganhos anteriores, liderados por quedas no setor imobiliários e bancos, com preocupações sobre uma possível subida das taxas de juro. Incorporadores imobiliários fecharam em queda com a possibilidade dos preços dos terrenos cairem e a oferta aumentar, após o Ministério do Comércio de Terra e Recursos, anunciar no domingo que as autoridades locais tomarão medidas para frear o rápido crescimento dos preços da terra e manterá oferta estável de terrenos para uso residencial. China Vanke caiu 1,6% e Poly Real Estate caíram 1,9%. ICBC caiu 1,4% e China Construction Bank caiu 1,3%. O Shanghai Composite abriu em alta mas caiu no fechamento. Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em queda com volumes de negociação muito baixo para o final do ano. As ações de mineradoras e de metais caíram acentuadamente em Xangai, com Yanzhou Coal Mining caindo 5,4% e Western Mining encolhendo 5,3%, enquanto Jiangxi Copper perdeu 4,6%. Em Hong Kong, Jiangxi perdeu 2.4% e Aluminum Corp. of China caiu 2,9%.

JAPÃO: O mercado de Tóquio também cairam por tensões geopolíticas na península coreana. Os investidores estavam ligeiramnete nervosos sobre a possibilidade de resposta a Coreia do Norte, porém os analistas acreditam que o risco negativo provavelmente será limitada, pois o foco do mercado provavelmente, segundo alguns, irá mudar para uma série de dados econômicos dos EUA antes do Natal, incluindo dados de consumo pessoal. A maioria das ações de tecnologia caíram: Nikon com queda de 0,3%, Sony baixa de 0,1% e Sharp queda de 0,3%. Montadoras foram misturadas, com a Honda Motor tendo alta de 0,9%, enquanto a Toyota caiu 0,4%, pressionados por um relatório divulgado no sábado onde a montadora previu uma queda de mais de 10% nas vendas internas de automóveis em 2011, devido à expiração dos subsídios governamentais para veículos mais eficientes.

EUROPA: As bolsas européias abriram ligeiramente superiores, mas as mineradoras e os bancos eram fracos, enquanto as companhias aéreas também estavam sob pressão devido ao mau tempo, atrasando voos em toda a Europa. O índice Stoxx 600 Europa sobe 0,1%, para 276,80, enquanto o alemão DAX 30 sobe, com ações da Volkswagen disparando 3%, a BMW subindo 1,4% e a Daimler com alta de 1%, onde o presidente-executivo da Daimler, teria dito no domingo que os negócios em dezembro será otimista e que os negócio continuarão fortes no ano novo. Automóveis também ajuda o índice CAC 40: Peugeot sobe 1,6%. Porém nem tudo são flores: companhias aéreas estão em queda. Lufthansa caindo 2,1% após o mau tempo interrompendo vôos e provocando caos nas viagens no Reino Unido e na Europa. Ações da British Airways cai 2%. O índice de FTSE 100 sobe, com participações da Essar Energy tendo alta de 2,2%. Os bancos também decepciona. Lloyds Banking Group cai 1% e o Barclays com queda de quase 1%. O preço ao produtor alemão apresentou uma alta de 0,2%, abaixo dos 0,4% aguardado pelos analistas. o saldo da conta corrente na Zona do Euro ficou aquém do esperado, porém melhor que o último mês (divulgado: -9.8B; expectativa: -6.2B; anterior: -13.1B).

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

- BRASIL: Havera o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.

- EUA:
11h30 - Chicago Fed National Activity Index de novembro (mostra o nível atividade manufatureira na região divulgado pelo Fed de Chicago).

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos importantes.
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos importantes.
REINO UNIDO: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos importantes.
EUA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos importantes.
JAPÃO: Reunião de Política Monetária do BoJ - 1º Dia - Irão decidir sobre a taxa de juros no Japão que atualmente está fixada entre zero e 0,10% ao ano.


(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h10):

ÁSIA
Austrália: -0,49%
Nikkei: -0,85%
Hong Kong: -0,33%
Xangai Composite: -1,41%

EUROPA
London - FTSE: +0,03%
Paris Cac 40: +0,65%
Netherlands: +0,18%
Frankfurt - Dax: +0,31%
Madrid IBEX: -0,12%
Zurich: +0,02%
Milão Mib: +0,57%
Moscow: -0,21%

PETRÓLEO
BRENT: +0,20%
WTI: -0,05%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +0,29%
NIQUEL: -0,10%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: +0,03%
S&P: +0,06%
NASDAQ: +0,09%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: Estadão - França descarta reestruturar dívidas na UE

ATENÇÃO: As atenções aqui ficam por conta do vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa. Lá fora vale a pena ficar de olho no índice de atividade manufatureira divulgado pelo Fed de Chicago, visto que de uma maneira em geral, os dados americanos tem mostrado uma certa melhora.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário