Veja Também

Veja Também

QUINTA-FEIRA 16/06/2011

(1) RESUMO: As ações da Ásia caíram feio nesta quinta-feira, com os investidores reagiram à novos acontecimentos na Grécia e com dados econômicos decepcionantes nos EUA, puxado principalmente por exportadores, bancos e companhias de energia. Nikkei do Japão, Kospi da Coreia do Sul, S & P / ASX 200 da Austrália, Sensex da Índia, Hang Seng de Hong Kong e Xangai Composite da China fecharam no vermelho. Futuros do petróleo caíram mais de 4% em Nova York e os investidores correram para a segurança do dólar dos EUA em detrimento do euro e os preços das commodities que são em dólares, geralmente se movem inversamente à moeda americana. O índice do dólar, que mede o desempenho da unidade dos EUA contra uma cesta de seis moedas, estava em 75,631, contra 75,630 de quarta-feira. Em Sydney, BHP Billiton caiu 2,08%, enquanto a rival Rio Tinto tombou 2,10%. Bancos também tiveram desempenho fraco. Commonwealth Bank (-2,11%) e Austrália, New Zealand Banking (-2,15%). Empresas de energia também sofreram. Karoon Gas (-4,85%) e Beach Energy (-1,63%). As ações da Qantas Airways (-2,43%) e Virgin Blue (-3,39%) continuaram a ser perturbadas pelas cinzas vulcânicas no Chile. Futuros do ouro assinala alta, com os investidores a favor do metal em meio à crescente preocupação com as questões da dívida soberana europeia. O índice de volatilidade VIX subiu para o maior nível desde 21 de março.

JAPÃO: As bolsas japonesas perderam terreno seguindo a queda em Wall Street e com futuros do petróleo bruto sendo negociado abaixo de 95 dólares na Nymex atingiu papéis de energia, como Inpex (-3,75%) e Japan Petroleum Exploration (-2,30%). Financeiras seguiram a queda de seus pares de Wall Street em meio a temores de um calote grego. Mitsubishi caiu 1,4% e Nomura Holdings perdeu 2,33%. Exportadores como Elpida Memory (- 3,6%) e Hitachi (-3,38%) também sofreram. O governo japonês comprou 1100000000 € ($ 1.5 bilhões) de títulos de 10 anos emitido quarta-feira pelo European Financial Facility para apoiar Portugal.

CHINA: Não diferente do resto da região, as bolsas em Hong Kong fecharam em forte queda. Ações de tecnologia e alguns bancos lideraram as perdas. Agricultural Bank of China de Hong Kong (-2,2%), Foxconn International (-4,84%) e Lenovo Group (-2,90%). Os stocks de commodities também ficaram vendidos, como a Aluminum Corp of China, ou Chalco (-2,87%) e Jiangxi Copper ( -2,63%) . As ações da fabricante de malas Samsonite International caiu 7,7% em sua estréia comercial, após arrecadar US $ 1,25 bilhões em sua oferta pública inicial.

EUROPA: Mercados acionários europeus mantém cenário pessimista, com bancos caindo devido preocupações com a Grécia, queda das commodities e do euro.O índice Stoxx 600 cai. Os três bancos franceses colocados em revisão para possível rebaixamento pela Moody's Investors Service devido à exposição a Grécia, continuam caindo. Societe General (-1.88%), Credit Agricole (-1.29%) e BNP Paribas chegou a cair 2,3%. Seguindo a mesma tendência, as ações da Carrefour tropeça 2,7% depois da UBS rebaixar de neutra para vender dizendo que há um aumento de risco em torno de seus lucros, ajudando a derrubar o índice francês CAC 40. O índice alemão DAX 30 também cai, com o Deutsche Bank em queda de 3,59% e Commerzbank (-1.28%). Papéis de recurso também puxam o índice de FTSE para baixo. BP (-3,50%) e Rio Tinto (-1.98%). Vendas no varejo britânico teve uma queda de 1,4%, ficando aquém da expectativa de uma alta de 0,5%, a inflação na Zona do Euro em linha com a expectativa de alta de 2,7% e a taxa de emprego na Zona do Euro decepcionou, mantendo se estável, sendo que aguardavam um crescimento na casa de 0,2%.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:
BRASIL: Ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).
EUA:
9h30 - Initial Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
9h30 - Current Account (dados de Conta Corrente dos Estados Unidos durante o primeiro trimestre);
9h30 - Housing Starts (número de casas que começaram a ser construídas) e Building Permits (autorizações para a construção de imóveis foram concedidas), ambos de maio;
11h00 - Philadelphia Fed Index de junho (mede a atividade industrial no estado).

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Construction Output de Abril (atividade da indústria de construção na Zona do Euro, tanto no setor público como privado); Trade Balance de Abril (números da balança comercial na Zona do Euro).
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
REINO UNIDO: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
EUA: 10h55 - Michigan Sentimnent versão final de junho (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana); 11h00 - Leading Indicators de maio (o indicador compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção); Quadruple Witching (vencimento simultâneo de contratos futuros de índices acionários, contratos futuros de ações, opções sobre índices e opções sobre ações). O nome é em referência aos quatro vencimentos e às bruxas. Segundo os analistas é um dia historicamente mais volátil, especialmente nas últimas horas de negociação. Investidores que precisam encerrar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço, levando as cotações a oscilarem erraticamente. O Quadruple Witching ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de março, Junho, Setembro e Dezembro).

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h10):

ÁSIA
Austrália: -1,92%
Nikkei: -1,70%
Hong Kong: -1,75%
Xangai Composite: -1,52%

EUROPA
London - FTSE: -1,36%
Paris Cac 40: -1,43%
Frankfurt - Dax: -1,19%
Madrid IBEX: -1,17%

COMMODITIES
BRENT: +0,10%
WTI: -3,99%
COBRE: -0,66%
NIQUEL: -0,25%
SOJA FUTURO: -0,94%
ALGODÃO FUTURO: -1,42%

INDICES FUTUROS
Dow: -0,27%
S&P: -0,25%
NASDAQ: -0,25%

ATENÇÃO: O impasse dos dezessete ministros de Economia e Finanças da Zona do Euro para debaterem um resgate à Grécia que terminou "sem progressos", com a Alemanha insistindo em contar com investidores privados e o BCE defendendo a participação voluntária dos credores, reúnem-se novamente no próximo domingo. Se existe algo que possa reverter esse cenário, são os dados americanos, que só tem decepcionado.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário