Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 19/10/2015

ÁSIA: As bolsas da Ásia fecharam sem direção nesta segunda-feira após o produto interno bruto da China (PIB) no terceiro trimestre expandir 6,9%, melhor do que os 6,8% previsto pela Reuters, porém abaixo dos 7% do trimestre anterior.

No entanto, uma série de indicadores mensais divulgados reforçou a persistente fraqueza na economia. A produção industrial cresceu 5,7% em Setembro, abaixo das expectativas de um aumento de 6,0% e abaixo de 6,1% de agosto. Os investimento em ativos fixos (FAI), considerada um dado fundamental na economia da China, ficou em 10,3% nos primeiros nove meses de 2015, abaixo das estimativas de 10,8% de crescimento. Em sentido contrário, as vendas no varejo foi exceção, com crescimento anual de 10,9% em setembro, ligeiramente acima da previsão de 10,8%,  mostrando que a economia da China não se deteriorou tanto quanto os analistas esperavam.

O Shanghai Composite recuou 0,14%, pesada por ações de bancos. ​​Bank of China caiu 0,3%, Banco Agrícola da China recuou 0,3%, mas Bank of Communications saltou 0,8%, mas as corretoras ajudaram a limitar a queda. Founder Securities e Haitong Securities subiram mais de 1% cada, enquanto China Merchants Securities subiu 3,9%.

Entre outros índices, o Índice CSI300 das maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen terminou estável e o  Shenzhen Composite cravou uma alta de 0,1%. Hang Seng de Hong Kong recuou 0,06%.

Em outras notícias, três funcionários da Comissão Nacional do Desenvolvimento e Reforma (NDRC) estão sob investigação por "graves violações". A Comissão Central de Inspeção Disciplinar identificou os três como sendo Wang Wei, chefe da unidade de desenvolvimento social da comissão, seu vice Ren Wei e Zhou Heyu, pesquisador da divisão de "qualidade de vida", segundo a Reuters.

Nikkei do Japão caiu 0,88%, com empresas com forte exposição à China pesando sobre o benchmark; JFE Holdings e Nippon Steel & Sumitomo Metal recuaram 3,2 e 2,3%, respectivamente, enquanto a fabricante de equipamentos de construção Komatsu perdeu 1,8%. Setor financeiro também caiu. Mitsubishi UFJ Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group perdeu mais de 1% cada, enquanto Nomura Holdings diminuiu 0,7%.

Em sentido contrário, Nintendo fechou em alta de quase 2%, após um relatório do Wall Street Journal na sexta-feira publicar que a empresa começou a distribuir um kit de desenvolvimento de software para a sua nova plataforma de videogame de codinome NX. Tokyo Electric Power subiu 3,4% depois que o jornal Nikkei relatou que concessionária emitirá obrigações pela primeira vez em seis anos, levantando 330 bilhões de ienes ($ 2.770.000.000) através de várias ofertas dentro do ano fiscal de 2016.

S & P ASX 200 da Austrália terminou em alta de 0,03%, depois de uma sessão instável, com investidores analisando dados da China. O dólar australiano avançou $ 0,7275 contra o dólar, em comparação com $ 0,7241 antes dos anúncios de dados. Westpac subiu 3,7% em seu primeiro dia de negociação desde que sofreu interrupção da negociação na última quarta-feira na sequência de um anúncio de um aumento de capital de $ 2.540.000.000. ANZ Banking e National Australia Bank subiram 0,7 e 0,6%, respectivamente, enquanto Commonwealth Bank of Australia recuou 0,2%.

Enquanto isso, a mineradora e siderúrgica Arrium disparou 14,3% depois de reportar vendas de minério de 2,09 milhões de toneladas secas no trimestre, enquanto BHP Billiton terminou 1,2% menor, enquanto Rio Tinto encerrou em baixa de 0,6%, bem como Fortescue Metals Group, com uma queda de 4,2%.

As ações de energia subiram ligeiramente. Origin terminou o dia inalterada em 5,47 $, enquanto Santos terminou em $ 5,46, um aumento de 1,4%.

EUROPA: Mercados europeus abriram em ligeira alta após os números da China confirmarem a desaceleração do crescimento na segunda maior economia do mundo. O pan europeu Stoxx 600 sobe 0,5% maior, enquanto o FTSEurofirst 300 bateu 1,446.91 pontos, seu nível mais alto em cinco semanas.

O grupo de alimentos francês Danone sobe 2,4% após registrar um aumento de 4,6% nas vendas no terceiro trimestre, mais forte do que o esperado e Air France-KLM avança depois de dizer que cortará postos de trabalho em 2016, mas o número seria menor do que inicialmente proposto, ajudando na alta do CAC 40 da França.

Deutsche Bank da Alemanha sobe 3,1% depois de anunciar um plano de reestruturação de que vai dividir seu banco de investimento em dois. Commerzbank também opera em alta. A varejista alemã Metro sobe 3,7% após relatar um aumento nas vendas no quarto trimestre fiscal e disse que estava otimista com o período antes do Natal. DAX 30 avança.

No Reino Unido, o FTSE 100 avança, apesar das perdas de ações de empresas mineradoras influenciadas pela divulgação do PIB da China destacar os desafios de crescimento que as empresas de commodities enfrentam neste mercado importante. A China é um grande comprador de metais e seus produtos derivados. A produtora de metais preciosos Fresnillo cai 3,03%, Randgold Resources recua 1,97%, Anglo American perde 4,03% e BHP Billiton desvaloriza 1,15%.

Entre os melhores desempenhos no índice de blue-chip, as ações da prestador de serviços financeiros Old Mutual sobe 0,43%  e pesado pesado bancário Barclays avança 0,80%.

Entre outras notícias, a montadora italiana Ferrari está se preparando para seu IPO na terça-feira e será negociado na New York Stock Exchange na quinta-feira. Fiat Chrysler estará vendendo cerca de 10% da Ferrari no IPO.

Na semana, os investidores acompanhará de perto comentários do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, sobre a China e qual o impacto de sua desaceleração sobre a economia e empresas da zona do euro. O BCE divulgará sua decisão de política monetária na quinta-feira.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
12h00 - NAHB Housing Market Index (venda de imóveis e a expectativa para novas construções no mercado imobiliário americano);
12h00 - Discurso do Membro do Conselho de Governadores do Federal Reserve os EUA,Lael Brainard;
14h00 -  Discurso do Presidente do Fed de Richmond, Jeffrey Lacker

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h30:

ÁSIA
Nikkei:  -0,88%
Austrália: +0,03%
Shanghai: -0,14%
Hong Kong: -0,06%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,58%
London - FTSE: +0,21%
Paris CAC: +0,56%
IBEX 35: +0,38%
FTSE MIB: +0,48%

COMMODITIES
BRENT: +1,64%
WTI: -1,30%
OURO: -0,89%
COBRE: -0,69%
SOJA: -0,03%
Algodão -0,50%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,14%
SP500: -0,10%
NASDAQ: -0,08%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário