Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 12/05/2016

ÁSIA: Os principais índices de ações asiáticos, com exceção do Japão, recuaram nesta quinta-feira seguindo os declínios em Wall Street após uma série de empresas liberarem ganhos decepcionantes, apesar dos ganhos dos preços do petróleo.

Na Austrália, o ASX 200 fechou em baixa de 0,24%, em 5,359.30 pontos, liderada por um declínio de 0,88% no subíndice financeiro, que representa quase 50% do benchmark. O Australian Financial Review (AFR) informou que regulador financeiro do país, a Australian Securities and Investments Comissão (ASIC), estava se preparando para apresentar denúncia contra a Westpac na sexta-feira.

Mercados chineses terminaram próximos da estabilidade, com o Shanghai Composite fechando em 2,836.73 pontos e o Shenzhen Composite em 1790 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,70%. Investidores chineses estavam preocupados com as crescentes regras no processo regulatório de IPOs. A China Securities Regulatory Commission disse que iria alterar as regras de fechamento para proteger melhor os investidores, de acordo com a agência de notícias oficial Xinhua.

No Japão, o Nikkei reverteu as perdas da manhã e fechou em alta de 0,41%, em 16,646.34 pontos, contrariando a tendência regional. O iene japonês novamente se fortaleceu frente à moeda americana. O par dólar / iene que atingiu 109 na quarta-feira e fechou em 108,93 nesta quinta-feira. O fôlego cessou após nenhuma insinuação oficial no sentido de algum tipo de intervenção por parte do BC japonês.

A Reuters informou que Nissan deve assumir uma participação significativa na Mitsubishi Motors, que está sob pressão após admitir fraudes em testes de quilometragem. Após o fechamento do mercado, a Mitsubishi Motors anunciou que vai emitir novas ações para Nissan, que representará 34% da empresa.

Um ponto a ser destacado na região foi o setor de energia. Produtores de petróleo australianas BHP Billiton e Woodside Petroleum subiram 0,22 e 2,42%, respectivamente, após os preços do petróleo nos EUA registrarem uma nova marca de alta em 2016.

Entre as mineradoras, Rio Tinto caiu 0,2% e a produtora de ouro Newcrest subiu 4,1%, enquanto Evolution Mining ganhou 4,7%.
O ouro tem aumentado a demanda durante as últimas semanas com a probabilidade de um aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve em junho caírem.

EUROPA: Mercados europeus revertem as perdas de quarta-feira, com o preço do petróleo continuando a sua marcha de alta, apesar de alguns balanços decepcionantes de grandes empresas. O pan-europeu STOXX 600 sobe 0,48%, após abrir em forte baixa no início do dia. Mercados europeus contrariam a tendência dos mercados na Ásia e EUA.

O preço do petróleo sobe apoiado pelo relatório de estoque semanal da Energy Information Administration (EIA), que mostrou um declínio de 3,4 milhões de barris, contra expectativas de um leve aumento. Um relatório separado da Agência Internacional de Energia também sugeriu nesta quinta-feira que um reequilíbrio da oferta e procura no mercado de petróleo estava começando a ficar evidente.

O setor bancário mais uma vez segue no foco dos investidores. O Banco francês Credit Agricole reportou uma queda de 71% no lucro líquido do primeiro trimestre e suas ações caem mais de 4,7%, enquanto entre os bancos suiços, UBS despenca mais de 5% e o Credit Suisse registra forte baixa após o governo suíço aceitar as versões finais das novas regras bancárias com o objetivo de proteger a economia do país a partir de um grande colapso no setor. Segundo as regras, UBS e Credit Suisse serão obrigados a ter 5% de taxa de alavancagem em relação aos ativos totais, se tornando um dos países com as mais altas exigências de capital do mundo a satisfazer entre os países do G20. As ações do UBS também estavam sendo negociadas ex-dividendo. Raiffeisen International Bank também segue no vermelho após HSBC cortar seu preço alvo.

A produção industrial da zona do euro caiu 0,8% em março, pelo segundo mês consecutivo de declínio. Os preços ao consumidor na França subiram 0,1% em abril em relação à março, devido a alta dos preços do petróleo, mas caem 0,2% no ano.

O banco central da Noruega decidiu manter as taxas de juros em 0,5%, em linha com as expectativas, mas o Norges Bank sinalizou que os custos de empréstimos podem ser cortados ainda este ano. O euro cai 0,2275% frente ao dólar em US $ 1,1406.

No Reino Unido, o FTSE 100 abriu em queda seguindo o tom pessimista dos mercados globais, com os investidores esperando  as últimas palavras sobre a política monetária do Banco da Inglaterra. O FTSE 100 se recupera e opera em ligeira alta e segue a caminho do segundo dia de alta após o valor de referência de Londres ganhar 0,1% na quarta-feira.

O banco central não deverá alterar sua taxa de juro de 0,5% ou fazer alterações em seu programa de compra de ativos de 375 bilhões de libras ($ 540.060.000.000). A reunião de maio é a sua última antes do referendo de 23 de junho quando a população decidirá se o Reino Unido deve deixar a União Europeia.

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American cai 2,53%, BHP Billiton recua 1,05% e Rio Tinto perde 1,39%.

EUA: Futuros de ações dos EUA apontaram para um início otimista em Wall Street, depois que os mercados foram feridos por decepcionantes balanços corporativos na quarta-feira. A alta dos preços do petróleo também ajuda definir um tom positivo, depois de a Agência Internacional de Energia disse que prevê uma "redução dramática" no excesso de oferta no final deste ano.

9h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
9h30 - Import Prices (preços de bens importados, excluindo petróleo);
11h00 - Discurso da Presidente do FED de Cleveland e membro votante do FOMC, Loretta Mester;
12h45 - Discurso do Presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren;
14h01 - 30-y Bond Auction (leilão de títulos de 30 anos do governo dos EUA);
14h40 - Discurso da Presidente do FED de Kansas, Esther George;

BRASIL: O Senado votou a favor do impeachment presidente Dilma Rousseff, acusada manipular ilegalmente contas fiscais, tornando-a o segundo presidente a perder o cargo desde que a democracia foi restaurada em 1985. Em uma maratona, cuja sessão de votação começou no dia anterior, 55 senadores votaram a favor do processo de impeachment enquanto 22 votaram contra. Com resultado, que era amplamente esperada, Dilma será afastada por até 180 dias.

O vice-presidente Michel Temer vai assumir a presidência para a duração do julgamento que desta vez necessitará dois terços dos votos do Senado para condená-la, mas poucos acreditam que a presidente vai sobreviver ao processo que pode por fim ao seu mandato que vai até o final de 2018, caso seja condenada.

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h50:

ÁSIA
Nikkei: +0,41%
Austrália: -0,24%
Xangai Composite: -0,01%
Hong Kong: -0,70%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,98%
London - FTSE: +0,45%
Paris CAC 40: 0,85%
Madrid IBEX: +1,30%
FTSE MIB: +0,83%

COMMODITIES
BRENT: +0,69%
WTI: +0,87%
OURO: -0,46%
COBRE: +0,59%
SOJA: +0,87%
ALGODÃO: +1,01%
MILHO: +0,99%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,47%
SP500: +0,62%
NASDAQ: +0,61%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário da disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário