Veja Também

Veja Também

SEGUNDA-FEIRA 31/01/2011

(1) RESUMO:

Fechamento em queda na maioria dos mercados acionários da Ásia. Nikkei do Japão, o S&P/ASX200 da Austrália, o Kospi de Coreia do Sul, Hang Seng de Hong Kong e o Sensex da Índia cairam. Shanghai Composite foi o único mercado entre as principais a contrariar a tendência, fechando em alta antes do feriado prolongado. Esse sentimento pessimista foi em consequência a queda do índice Dow Jones na sexta-feira, sua maior queda em um dia desde 16 de novembro de 2010 e que entre outros fatores, a agitação política contínua no Egito, que apesar da pouca importância na economia global, tem instalada ali, o Canal de Suez, uma importante rota de distribuição de petróleo, além do temor de que a turbulência possa se espalhar para outros países do Médio Oriente, incluindo a Arábia Saudita, o que pode elevar aida mais o preço do petróleo. Em Sydney, a aversão ao risco atingiu ações das mineradoras, apesar da alta dos preços do cobre na sexta-feira em Londres. Financeiras, bancos, industrias, setores de consumo e de saúde também estavam sob pressão, enquanto reservas de petróleo e ouro subiram. A turbulência política no Egito também foram as desculpas para os coreanos realizarem lucros. Queda no setor de techs, autos e financeiras. No resto da região, Straits Times de Singapura, Kuala Lumpur Composite da Malásia, ações das Filipinas, Indonésia e Tailândia e NZX-50 da Nova Zelândia cairam. Os mercados de ações e títulos de Taiwan estiveram fechados por conta de um feriado. Nos mercados cambiais, a crise política no Egito pressionou a baixa do euro em relação ao dólar dos EUA e ao iene japonês. Os dólares australianos e neozelandeses também foram mais fracos contra o dólar.

CHINA: Na China, ações ligadas a petróleo e ouro lideraram o mercado, mas alguns analistas estavam cautelosos sobre a ascensão do mercado, pois devido a semana curta, muitos investidores já anteciparam suas férias em face às comemorações do Ano Novo Lunar Chinês, a partir de quarta-feira. Empresas do setor imobiliário subiram em Xangai, com as notícias de previsão de um forte aumento no lucro líquido anual findo em 31 de dezembro, ajudado pelo aumento nas vendas e arrendamento de propriedades.

JAPÃO: No Japão, ações de exportadores japoneses foram atingidos pela força do iene e as preocupações com a escalada das tensões no Egito. Entre os exportadores, Tokyo Electron, Sony sofreram queda. Fujitsu caiu 6,8% e Konica Minolta caíram 7,1% depois de cortarem suas previsões de lucro para o ano. Inpex subiu ajudado pelo aumento no preço do petróleo. Nissan Motor caiu 2,6% na notícia que está suspendendo as operações em uma fábrica de automóveis no Egito.

EUROPA: Os mercados europeus caem com a crescente inquietação no Egito. Instituições financeiras, companhias aéreas e fabricantes de automóveis são responsáveis pelas maiores perdas. O índice Stoxx Europe 600 cai para 277,75, o que representa uma queda de 0,7% desde o início do mês. Entre os principais índices, o UK FTSE 100, o francês CAC 40 e o alemão DAX caem. Outros mercados europeus registraram perdas similares, incluindo queda para o FTSE MIB na Itália e IBEX 35 espanhol. Papéis de linha aérea, que são sensíveis a qualquer oscilação do preços e da oferta do petróleo operam em queda. A companhia aérea irlandesa Ryanair contraria a tendência, subindo 1,4% após o grupo anunciar que o lucro estimado para o ano fiscal será o melhor de todos os tempos. As vendas do varejo alemão decepcionaram após apresentar uma queda de 0.3%, frent uma expectaiva de alta na casa de 1.9%. Ainda é aguardado para as 8h00 a divulgacão da inflação ao consumidor europeu.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

EUA:
11h30 - Personal Income (renda individual dos cidadãos norte-americanos) e Personal Spending (gastos dos consumidores) de setembro e também o núcleo do Personal Consumption Expenditures - PCE e seu núcleo deflator (gastos pessoais dos americanos - medida de inflação mais acompanhada pelo Fed).
12h45 - Chicago PMI de janeiro (nível de atividade industrial na região).
13h30 - Dallas Fed Manufacturing de janeiro (nivel de atividade industrial na região)

AGENDA DE SEGUNDA-FEIRA:

EUROPA: Unemployment Rate (taxa de desemprego na Zona do Euro); Manufacturing PMI (nível da atividade da indústria de manufatura),
ALEMANHA: German Unemployment Change (mede a variação do desemprego alemão), Manufacturing PMI (nível da atividade da indústria de manufatura).
REINO UNIDO: Halifax HPI (índice de preços de unidades residenciais), Manufacturing PMI (nível da atividade da indústria de manufatura), Final Mortgage Approvals (Aprovações Hipotecárias) e Money Supply (informações de meios de pagamento incluindo moeda em circulação, fundos mútuos e depósitos de curto e longo prazos).
EUA: 13h00 - Construction Spending de dezembro (gastos decorrentes da construção de imóveis); 13h00 - ISM Index de janeiro (nível de atividade industrial no país).

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h25):

ÁSIA
Austrália: -0,46%
Nikkei: -1,18%
Hong Kong: -0,72%
Xangai Composite: +1,34%

EUROPA
London - FTSE: -0,75%
Paris Cac 40: -0,83%
Frankfurt - Dax: -0,59%
Madrid IBEX: -0,54%
Russia: -1,18%

PETRÓLEO
BRENT: -0,20%
WTI: -0,37%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +1,27%
NIQUEL: +0,88%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: -0,20%
S&P: -0,12%
NASDAQ: -0,09%

(4) RESULTADOS CORPORATIVOS NO BRASIL:
*Antes do pregão: Bradesco.
*Depois do pregão: Banco Panamericano e Totvs.

ATENÇÃO: A instabilidade política no Egito pode mascarar os dados para a renda e os gastos pessoais nos EUA que tendem a ser positivos. Dentro da temporada de resultados corporativos, destaque para a Exxon Mobil, antes do pregão.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário